सर्वभूताधिवासं यद्भूतेषु च वसत्यपि ।
सर्वानुग्राहकत्वेन तदस्म्यहं वासुदेवः ॥
“Sou Aquele que é o lar de todos os seres”,
diz o sábio, “Aquele que vive por igual,
na forma da Graça, em todos os seres.
Sou Vāsudeva, aquele que vive em todos.” 

 

 

Este encontro combina práticas de Haṭhayoga com a Visão Libertadora da Vivekacūḍāmaṇi. O curso terá lugar ao longo de seis dias no fim do mês de agosto, na belíssima região da Ericeira. O Vivekacūḍāmaṇi é um dos mais famosos textos do grande sábio Ādi Śaṅkara. Ele sintetiza a visão libertadora do Yoga, convidando-nos para fazermos uma investigação profunda sobre quem realmente somos. Não é uma receita farmacêutica, mas o descobrimento da Verdade sobre nós mesmos, que é Felicidade.

 

Há duas maneiras de aprender as escrituras. Na primeira delas, a pessoa estuda por exemplo um texto clássico do Yoga. Nesse caso, sempre há uma distância entre a pessoa, que é o sujeito, e a escritura, que é o objeto. Há eruditos que podem dar discursos muito escolásticos sobre os textos do Yoga, mas que sempre conservam essa distância. Porém, isso não significa que esses estudiosos tenham compreendido a verdade sobre o Ser, nem que tenham conhecido ou sequer vislumbrado a Felicidade de Ser, chamada Cidānanda.

 

Na segunda maneira de aprender as escrituras, nós não olhamos para elas como uma coleção de textos, mas com o próprio Livro da Vida. Quando aprendemos a Vivekacūḍāmaṇi dentro deste contexto, não estudamos um texto, mas o próprio Livro da Vida, uma visão inestimável sobre as experiências humanas. É assim que iremos olhar para a Vivekacūḍāmaṇi. O nome Vivekacūḍāmaṇi significa “A Suprema Jóia do Discernimento”. 

 

O encontro consta de práticas de mais de duas horas (que incluem āsana, prāṇāyāma, relaxamento e meditação), alternadas com momentos de estudo, kīrtaṇs e sessões de perguntas e respostas para dirimir dúvidas. Você não precisa estar em alguma condição física especial para participar deste intensivo. Praticantes de quaisquer tradições são bem-vindos.

 

 

 

Os horários* do nosso encontro serão os seguintes:

 

08:00 - 10:20: prática
10:20 - 11:30 pausa
11:30 - 13:00: estudo
13:00 - 14:30: pausa
14:30 - 16:30: estudo

* O curso começa às 11:30 do dia 20 de Agosto e conclui-se às 13:00 do dia 25 de Agosto.

  

Como faço a minha inscrição?

* Quando decidir participar, envie-nos por favor um email solicitando valores e dados bancários.

* Enviar-lhe-emos a confirmação da sua inscrição por email, após recebermos o comprovativo do seu pagamento.

* A devolução do valor da inscrição somente será feita até ao dia 15 de Agosto. Após essa data, não haverá devolução de pagamentos.

* As vagas são limitadas. Por favor, programe-se antecipadamente.

* Traga seu tapete de práticas, boa disposição e muita vontade de praticar e aprender!

 

 

 

 

Envie-nos por favor seus dados pessoais por e-mail, caso ainda não nos conheçamos.
Nome:
E-mail:
Telefone:
Nascimento:
Profissão:

 

Quem ministra esta formação? Pedro Kupfer nasceu em Montevidéu, Uruguai, há 53 anos. Foi descoberto pelo Yoga aos 16 anos de idade e pratica desde então. Iniciou as práticas no Satyānanda Niketan, de Montevidéu e praticou com afinco várias formas de Haṭhayoga diferentes ao longo de quas quatro décadas. Considera o Yoga mais uma visão transformadora que inclui uma forma de viver, do que uma atividade que simplesmente se faz dentro de uma sala. Teve o privilégio de ser aceito como discípulo de Swāmi Dayānanda e estuda dentro da tradição do Advaita Vedānta. Viaja assiduamente para a Índia há mais de 30 anos para continuar seus estudos. Escreveu e traduziu vários livros sobre Yoga, além de integrar o conselho editorial das revistas brasileiras Yoga Journal e Cadernos de Yoga e editar o site www.yoga.pro.br, veículos especializados nesta disciplina.